Cabeça de Impressão

  • A grande questão é, o que é uma Cabeça de Impressão?

Em impressoras a jato de tinta, a Cabeça de Impressão é responsável por transferir a tinta para o papel de forma precisa, a tinta é pulverizada sobre o papel de forma rápida através dos injetores de impressão. A Cabeça de Impressão é alimentada por um motor de elevada precisão, que move uma correia dentada. Este anda de um lado para outro e ao fazê-lo, coloca a tinta sobre o papel, enquanto este é movido através da impressora.

  • Existe mais do que um mecanismo de Cabeça de impressão?

Sim existem 2 mecanismos diferentes, segue a baixo a diferença.

Cabeça de Impressão incorporada na própria impressora. Visível em impressoras que possuem os tinteiros de formato individual.

A grande maioria dos tinteiros que a EPSON e a BROTHER utilizam são no formato individual, ou seja, cada tinteiro corresponde a cada cor. Tal como estas marcas, a HP e a CANON têm vindo a seguir-lhe o exemplo.

Assim sendo, cada tinteiro individual não passa apenas de um "reservatório de tinta", pois todo o mecanismo de impressão, está incorporado na impressora. Dependendo assim apenas da Cabeça de Impressão da impressora e não do Tinteiro em si.

Impressoras que tenham este mecanismo, são idealizadas para quem têm um volume de impressão bastante frequente e mais importante, para quem utiliza bastante todas as cores de um modo geral. Se utiliza muito pouco ou nada impressões coloridas, este modelo não é o mais indicado para si, pois quando não utiliza uma determinada cor com regularidade a tendência é que haja a secagem do filamento/injetor onde essa determinada cor passa. Por vezes fica de tal modo seco que é necessária Intervenção Técnica para a desobstrução do filamento/injetor e nem sempre resolve, pois por vezes não é possível a realização da limpeza com sucesso. Nesse caso é necessário substituir o bloco da cabeça de impressão na totalidade, mesmo que apenas seja a cor Yellow a sair com falhas e as restantes estejam na perfeição.

Esta é a principal desvantagem deste mecanismo dado ao elevado valor de mercado das Cabeças de Impressão.

Cabeça de Impressão incorporada no próprio tinteiro e não na impressora.

Ao contrário do método explicado anteriormente, aqui o processo de impressão passa fundamentalmente pelos tinteiros, pois a cabeça de Impressão está neles embutida.

Cada tinteiro é responsável pela qualidade de Impressão, normalmente este mecanismo é visível em impressoras que apenas necessitam de 2 tinteiros. 1 TRICOLOR, onde no mesmo tinteiro estão as 3 cores primárias (Cian/Magenta/Yellow), que dão origem a todas as outras e 1 PRETO.

Impressoras que tenham este tipo de mecanismo, são idealizadas para quem tem um volume de impressão pequeno, e de um modo geral não imprime em grande escala em formato colorido. Dado que o tinteiro Tricolor possui as 3 cores primárias, é a partir deste que se vão desenvolver todas as restantes cores. Imaginemos que apenas imprimimos a Fatura da luz (Ex:.EDP), o que vai acontecer é que apenas gastamos tinta Magenta e Yellow. Aqui podemos ter 2 tipos de Problemas:

1. Tinteiro chega ao fim e só imprime numa Cor (no nosso caso Cian)

2. Tinteiro imprime com falhas numa cor (no nosso caso Cian)

Explicação:

1. Dado que só utilizamos o tinteiro de cores para imprimir a cor vermelho, o que acontece é que apenas gastamos cor Magenta e Yellow, assim estas vão chegar ao fim, o tinteiro vai estar vazio porem a Cor Cian ainda está cheia, a grande desvantagem destes tinteiros, passa por não conseguirmos utilizar todas as cores na totalidade pois os tinteiros não são individuais.

2. De igual modo, a Cabeça de Impressão embutida no tinteiro também seca se não utilizar o tinteiro, ou se utilizar muito pouco uma das cores esta também pode secar, no entanto quando isto acontece, na pior das hipóteses será necessário comprar um tinteiro novo o que é bastante mais económico do que substituir a Cabeça de Impressão.

Todas as grandes questões sobre Cabeças de Impressão:

• Porquê que as cabeças de impressão se desgastam?

De um modo geral existem 2 causas principais que apontam para esse desgaste.

1. Sobreaquecimento - Em cada filamento/canal de injeção, existem elementos que provocam aquecimento (isto para que a tinta seja transferida para o papel), estes aquecem até cerca de 300 graus Celsius em menos de 100 micro segundos, criando assim tensão elétrica. Com a utilização frequente, por vezes este processo faz com que a Cabeça de Impressão sobreaqueça e fique danificada, sendo até por vezes esses danos visíveis.

Um fator importante é que não imprima quando uma das cores chegou ao fim. Nas impressoras com tinteiros individuais, isto é evitado pois por norma, assim que uma cor chega ao fim a impressora bloqueia e só pode retomar a impressão quando o substituir. No entanto, nos tinteiros com Cabeça de Impressão embutida o mesmo não acontece e é permitida a impressão mesmo com cores em falta ou até mesmo com o tinteiro vazio(sendo que nada é impresso, pois não têm tinta), isto prejudica bastante a vida do seu tinteiro pois o calor que é emitido no processo de impressão está a ser em vão uma vez que a tinta não é transferida para o papel.

2. Cabeça de Impressão Seca - A falta de utilização é um dos fatores que mais problemas dá a quem utiliza as impressoras de Jato de Tinta. Certo é que nem sempre temos o mesmo volume de impressão e por vezes passam-se semanas sem que se necessite de imprimir e é essa ausência na impressão que pode fazer com que a Cabeça de Impressão seque, pois a tinta fica nos filamentos/injetores e acaba por secar. Por vezes fica de tal modo seco, como que uma "crosta" protetora exterior, que impede que a tinta seja transferida para o papel.

• Com que rapidez a Cabeça de Impressão seca?

Não existe um determinado tempo exato, no entanto, o meio envolvente em que a impressora está têm muita influência, a temperatura ambiente, a humidade e a frequência de uso, são os principais fatores. A nível de tempo, 2 a 3 semanas sem uso podem ser suficientes para deixar a cabeça de impressão secar.

• O que acontece durante a limpeza da Cabeça de impressão de uma impressora?

É extremamente importante saber o que acontece durante o processo de Limpeza das Cabeças de Impressão.

Muitas impressoras já possuem a função "Limpar as Cabeças de Impressão", esta limpeza o que faz é injetar a tinta á pressão de forma a que a tinta nova consiga desobstruir a tinta seca existente. Tenha em atenção que este processo gasta imensa tinta dada a pressão com que é injetada. Quanto mais seco for o estado da Cabeça de Impressão mais quantidade de tinta será necessária. Por norma é aconselhado a fazer entre 3 a 5 Limpezas, caso não melhore em nada ou a impressão ainda não esteja aceitável não efetue mais limpezas, neste caso é aconselhável procurar Intervenção Técnica.